quarta-feira, 17 de julho de 2019

Suite Nordestina: processo criativo

Como os amigos sabem o Criarterias propõe-se a ser um projeto de formação de identidade cultural.
Então, nesta semana, aproveitarei o meu tempo neste espaço para expor um pouco do meu trabalho como educador.
Tenho uma aluno de piano de 51 anos, o Roberto Mascarello que na nossa primeira aula, como procedo com todos os alunos, foi convidado a "cantarolar um tema melódico" que, sugestivamente, lembrou-me um Baião em compasso quaternário.
Localizei o centro tonal da sua voz no instrumento e passamos a escrita do tema.
No decorrer do processo criativo da escrita do arranjo para o piano percebi que o tema principal poderia ser desenvolvido por uma flauta transversa que, poeticamente, travasse um diálogo com o piano.
Chegamos a conjecturar a possibilidade de escrevermos uma linha para um trio e pensamos num baixo, mas como o piano estava levando o baixo com uma escrita em 3,3,2, oferecendo ao arranjo do piano um movimento presente em várias culturas, inclusive, na brasileira, optamos por levarmos o Baião adiante considerando, "por enquanto", que a peça será para um duo. Ainda não definimos a instrumentação da Suíte. Se percebermos que será necessário implementar outros instrumentos é possível que os inclua desde o primeiro movimento... estamos analisando possibilidades.  
Em duas semanas - 4h/a - o primeiro movimento ficou pronto, então, levei para o laboratório o meu note com o MuseScore e comecei a introduzir o Roberto na prática de edição de partitura, nessa ferramenta, e, surpreendentemente, ele conseguiu escrever a obra em pouco menos do que dois encontros de duas horas.
Em um mês de trabalho, ou seja em 8h/a de piano o Beto criou, eu escrevi, a sua criação, com ele ao meu lado, observando todo o processo da escrita - no seu caderno, usando lapiseira, borracha e régua - para depois utilizarmos um editor, como ferramenta para darmos uma finalização a escrita criativa do Roberto e aos meus arranjos sobre a sua ideia.
Ele está tocando a obra inteira porque cada compasso escrito foi feito com foco no processo prático-teórico-prático, que adoto como metodologia de educação pianística, objetivando trazer para o papel cada movimento proposto pelo professor arranjador da criação do aluno para que dessa escrita resulte um movimento elaborado para propor uma dificuldade estética que resulte numa obra criativa, autoral, bela e com a identidade do aluno que se introduz ao estudo do instrumento a partir de um projeto composicional complexo que demandará muitos estudos em várias áreas da música, história da música, referencias rítmicas brasileiras, percepção de como a sua criação encontra em outros compositores estilo e formar entre outras centenas de processos que atuam de maneira complexa na formação do pianista!

Entrando no segundo movimento: o Frevo!

Ao terminarmos o Baião, cheguei em casa me preparando para propor ao Roberto um aprofundamento histórico no FREVO, e complementei os seus estudos com uma pequena monstra do que poderia ser a referencia sonora para começarmos a criar o FREVO. 
A primeira criação do Roberto foi o Baião e na semana seguinte sugeri que o projeto tomasse a forma de uma Suite para Piano e Flauta em três movimentos.
Surgiu a ideia de começarmos os estudos de piano do Beto pela criação da:

Suite Nordestina em três movimentos:
Primeiro Movimento: Baião
Segundo Movimento: Frevo - pra fritar os dedos do pianista
Terceiro Movimento: Maracatu
A partir dessa semana passaremos a pesquisar sobre o FREVO e para começarmos sugeri algumas referências musicais, ao Roberto, para que possamos dar início ao nosso processo criativo.
Fui ao "senhor Google", pelo Youtube e encontrei, de cara, duas referencias que já achei lindas pela diferença entre elas...
Vou postar abaixo pra que você de uma escutadinha com a gente:
Nessa primeira referencia uma ideia tradicional de Frevo para piano:
1. Tema: Duda no Frevo:
2. Aqui a partitura de Duda no Frevo:
https://youtu.be/VqRwCnya-ls
E aqui uma segunda proposta de referencia... só pra dar uma sacudida na ideia do projeto:
3. Marlos Nobre Frevo:
https://youtu.be/IXifIlE_WiQ
E boralá... brincar o carnaval!
No decorrer da semana seguirei postando o avanço do projeto...
Ahhh... claro que não pretendo postar a obra do Roberto enquanto não estivermos com os três movimentos prontos portanto... aguaaardem! ok!
Abração
Renato Borba
Maestro
Educando Criativamente!
Criarterias: oficinas de música e identidade cultural
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo.
Andradas,1223. Sexto Andar, Sala 03.
Centro Histórico de Porto Alegre.

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